Todos nós sabemos que um sorriso muda tudo. Mais do que uma questão estética, ele aumenta a autoconfiança e promove o bem-estar. A grande questão é, como conquistar um sorriso saudável?
Quando se trata dos pequenos então, esse desafio fica ainda maior. É desde cedo que criamos hábitos que levamos para a vida toda.
Listei 6 dicas que vão ajudar nesta conquista:
- Limite os lanches entre as refeições. Quanto menos lanches menor exposição dos seus dentes aos ácidos formadores da cárie.
- Cuidado com a quantidade de refrigerantes ou outras bebidas que contenham açúcar.
- Evite comer balas e bombons. Opte sempre pelas variedades sem açúcar.
- Comidas ácidas (como sucos ácidos ou refrigerantes) tornam sua boca mais ácida e isso pode contribuir para a perda de mineral dos seus dentes. Esses efeitos são somatórios e se somam com o tempo.
- Escove seus dentes após comer ou beber para remover a placa que produz ácidos causadores da cárie. Se não puder escovar após todas as refeições, faça-o pelo menos duas vezes ao dia.
- Mastigue chicletes que contenham xilitol e sem açúcar. Isso ajuda a diminuir o risco de cárie porque estimula a salivação e promove a limpeza.
Os cuidados precisam começar cedo
Atenção na gravidez, isso mesmo, esse é o momento onde as mães recebem orientações de higiene bucal, dieta, aleitamento materno e o que fazer antes e depois do nascimento dos primeiros dentes do bebê. Em bebês de 0 a 3 anos, inicia-se o controle de placa bacteriana. O acompanhamento pelo programa de prevenção nesta faixa etária é feito de acordo com a necessidade individual de cada criança. Os pais são orientados com relação aos hábitos de sucção, higiene bucal e dieta.
A partir dos 3 anos até a adolescência, esse controle de placa passa a ser feito com a criança diretamente. Ela precisa comparecer a clínica periodicamente para desorganizar a placa bacteriana através de uma profilaxia, além de reforçar a escovação, o uso correto do fio dental, motivação para a saúde bucal, aplicação de selantes e fluoretos quando necessário e todas as informações sobre oclusão, alinhamento ortodontia e erupção dos dentes.
“É muito mais caro, trabalhoso e complexo, tratar a cárie do que preveni-la. A prevenção é a saúde sem agravos, reparações, dores ou traumas.”
Se gostou desse conteúdo, me acompanhe também nas redes sociais. Leve o seu filho a um dentista humanizado, agende aqui uma consulta.