fbpx

A primeira dentição

A primeira dentição é chamada de dentição decídua ou de leite e se inicia por volta do sexto mês de vida do bebe

Geralmente os primeiros dentinhos ao nascerem são os incisivos centrais inferiores seguidos dos centrais superiores. Depois vêm os incisivos laterais. Sendo que depois surgem os primeiros molares e caninos e enfim com três anos a dentição de leite deve estar completa. 

Características

Essa primeira dentição é composta de 20 dentes e se completa aos três anos de idade e tem importantes funções na mastigação, fala e estética, crescimento além de preservar o espaço para a dentição permanente. 

É importante que o desenvolvimento dessa dentição seja acompanhado de perto por um odontopediatra que, da mesma forma que o pediatra, trabalha prevenindo e tratando as doenças bucais. Portanto a recomendação é que assim que sair o primeiro dentinho aconteça a primeira visita ao odontopediatra.  

Atenção, os bebês também têm cárie e as consequências podem ser devastadoras para toda a dentição permanente. Além de difícil de tratar, a cárie precoce da infância desenvolve-se muito rapidamente e quando os pais percebem o estágio já pode estar muito avançado.

Por volta dos seis ou sete anos a primeira fase de troca das dentições. E isso pode gerar bastante ansiedade nos pais e nas crianças. O que a maioria das pessoas não sabe é que essa fase geralmente se inicia com o nascimento do primeiro molar permanente atrás dos molares de leite. É importante notar que para o nascimento desse dente não é preciso que nenhum dente de leite caia e muitos pais se confundem achando que ele é de leite.

Depois ocorre a troca dos incisivos inferiores seguidos dos superiores e assim a fase da dentição mista ou fase do patinho feio porque a dentição pode ficar com uma aparência bem esquisita nessa fase.

O acompanhamento com o Odontopediatra

O acompanhamento pelo profissional é imprescindível, é muito frequente que nessa época falte o espaço necessário para a intervenção ortodôntica.

Nessa fase as crianças já têm mais autonomia e com frequência já escovam os dentes sozinhas, mas nem sempre fazem um trabalho minucioso como deve ser feito. Por isso é muito comum o surgimento de cáries em crianças nessa idade que nunca tiveram cárie. O acompanhamento frequente com o odontopediatra pode não só prevenir com que isso aconteça como também diagnosticar as cáries precocemente.

A dentição permanente somente se completa quando ocorre uma segunda onda de troca dos caninos e molares decíduos que vai dos 9 aos 12 anos e com o nascimento dos segundos molares aos 13 anos. Depois somente os famosos terceiros molares ou sisos devem aparecer somente em torno dos 17 ou 18 anos por isso são chamados de dentes do juízo.

Gostou desse conteúdo? Você pode acompanhar as rotinas de atendimento e mais dicas  nas redes sociais. Leve o seu filho a um dentista humanizado e crie hábitos saudáveis desde cedo, agende aqui uma consulta.

Compartilhe esse conteúdo

Receba conteúdos no seu e-mail.

Leia também:

Preencha o formulário para receber nosso contato.

Retornaremos informando as datas e os horários disponíveis.

Se preferir você também pode entrar em contato através do nosso whastapp

Atenção quando agendar a consulta

O horário que for agendado será reservado unicamente para o seu filho. Eu sei que existem imprevistos, isso é normal, mas em caso de cancelamento, peço que avise com 24 horas de antecedência para que outros pacientes não sejam afetados.

Se em algum momento você tiver dúvidas, verifique outros horários e fale sempre com a nossa equipe. Agradeço a confiança! Cuidar da saúde bucal do seu pequeno é uma alegria enorme.