Escolher a pasta de dente para as crianças parece uma tarefa fácil, mas não é bem assim, esse é um assunto que ainda causa muita dúvida. Afinal, quantas opções existem no mercado, certo? Esse conteúdo foi criado para te ajudar neste momento. Vamos lá?
Primeiro, quando começar a higiene oral do bebê?
A higiene oral com escova e creme dental começa com o aparecimento do primeiro dente.
Utilizar pasta de dentes fluoretada nos bebês e crianças deve ser feito duas vezes ao dia: após o café da manhã e depois da última refeição, antes de dormir à noite.
Escolhendo a pasta de dente ideal
A presença de flúor na saliva é muito importante para a prevenção da cárie dentária. Vários estudos demonstram a importância do creme dental junto com a água como veículo dessa constante presença de flúor.
Por isso, a recomendação do Ministério da Saúde (Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, 2009) é do uso de pequena quantidade de pasta de dentes infantil floreteada, com concentração de flúor em torno de 1100 PPM.
Como medida de segurança, a Associação Brasileira de Odontopediatria (Manual de Referência, 2013), recomenda as seguintes quantidades:
Na figura, a primeira escova representa a quantidade de creme dental para bebês, com até oito dentes na boca ou com menos de 10 kg, colocando a quantidade equivalente a metade a um grão de arroz cru (0,05g).
Para bebês e crianças, que não sabem cuspir, e com mais de 10Kg: colocar a quantidade é equivalente a um grão de arroz (0,1g) de segunda escova.
Na terceira escova, a azul, está a quantidade de creme dental para crianças que sabem cuspir. Equivalente a um grão de ervilha (0,3g).
Caso a criança faça a escovação apenas como motivação antes ou após a realizada pelos pais, não deve usar a pasta de dentes, para que não haja uma dose maior da quantidade de segurança recomendada.
Outras dúvidas frequentes dos pais
- O fio dental: a maioria dos bebês e crianças possuem dentes de leite bem separados.
Porém, quando os dentes estiverem muito juntos deve – se usar o fio dental para realizar a limpeza adequadamente, já que neste local as cerdas da escova não conseguem alcançar. - A escovação: até os oito anos de idade recomenda-se que a higiene oral seja realizada pelo responsável. A partir desta idade, a criança pode (fazer) escovar sozinha, porém sempre com a supervisão de um adulto. Algumas crianças podem conseguir realizar boa higiene sozinha antes dos oito anos por terem boa coordenação, já outras demoram um pouco mais.
Leve o seu filho ao odontopediatra
A avaliação individualizada do seu odontopediatra deve ser seu guia nesses casos.
Após essa idade os pais, especial atenção deve ser dada a dosagem do creme dental e do uso do fio dental.
Pasta de dentes não é comida, e sim um produto de higiene pessoal. Logo, os adultos devem se responsabilizar pela quantidade a ser colocada na escova e ensinar a criança a cuspir desde a infância.
Precisa levar o seu filho a um dentista humanizado? Agende aqui uma consulta comigo.
Ah, se gostou desse conteúdo, você também pode me acompanhar também nas redes sociais.