Todos nós sabemos que ir ao dentista pode causar ansiedade em muitas pessoas e, às vezes, na tentativa de preparar seus filhos para a consulta, os pais acabam gerando mais ansiedade por explicar demais.
Para evitar que isso aconteça o melhor é tornar a consulta ao dentista um evento tão natural quanto um corte de cabelo! Porque na verdade, se bem conduzida, a vida odontológica de seu filho PODE E DEVE ser assim, simples como um corte de cabelo! A maioria das crianças hoje em dia só frequenta o odontopediatra para visitas preventivas e os odontopediatras de hoje são preparadíssimos para lidar com todo tipo de criança, desde bebês até adolescentes.
O que devo dizer ao meu filho quando ele for ao dentista?
Sugiro que você segure a sua ansiedade. Se quiser, menciona casualmente que vocês irão ao dentista em breve alguns dias antes da consulta, assim quando o dia chegar, simplesmente seu filho já saberá.
Evite oferecer recompensas ou indicar que deve existir qualquer coisa a ser temida. Simplesmente diga que o dentista vai checar os dentes dele e que ele pode fazer todas as perguntas ao dentista. Deixe a maior parte das explicações por conta do odontopediatra. Afinal, somos treinados para isso e tomaremos o tempo que for necessário para explicar ao seu filho os procedimentos e instrumentos que usaremos durante a consulta de uma maneira apropriada para a idade dele. Aqui na clínica eu uso o lúdico para que eles se sintam confortáveis e seguros.
A reação de seu filho às consultas iniciais pode servir de padrão para toda sua vida dental e para manter essa experiência a melhor possível pode ser que façamos somente um exame dental na consulta inicial, isso varia de acordo com a aceitação da criança.
Visitas Regulares
Para crianças menores de três anos, o exame pode ser feito até mesmo no colo dos pais, respeitando a individualidade do seu bebê. O mais importante nessas consultas iniciais é a prevenção, portanto, na maioria das vezes a orientação aos pais é tão importante quanto o exame.
Já para crianças maiores, na maioria das vezes, faremos a limpeza e possíveis raios-x. Assim, cada vez que seu filho vem ao dentista ele vai aos poucos aprendendo a lidar prazerosamente com o ambiente odontológico. E ir ao dentista fica tão rotineiro e legal quanto cortar o cabelo.
Se gostou desse conteúdo, me acompanhe também nas redes sociais. Precisa levar o seu filho a um dentista humanizado? agende aqui uma consulta.